terça-feira, 6 de janeiro de 2009

QUE É A VOSSA VIDA?

Texto: Tg.4.13-17 (Ler Ec.2)

INTRODUÇÃO
Que valor tem este tema para você? Seria apenas um bom tema para animar conversas ou vale à pena fazer dele um estudo sério e sistemático? Ou seria demasiado vago para um tratamento sério?
Para alguns o sentido da vida é de difícil formulação. Vejamos o que algumas correntes filosóficas dizem a respeito do tema em apreço:
Os hedonistas afirmam que o sentido da vida consiste em descobrir a finalidade última da vida humana, ou seja; a satisfação dos nossos desejos.
Os gnosticictas, defendem que o sentido da vida se encontra no conhecimento.
O naturalista concebe a idéia de que a vida se finda com a morte e baseados nessa premissa dão vazão a tudo o que a vida oferece. Para os tais “a morte é como um sono do qual nunca acordamos”.
Dizer que a existência de Deus confere sentido à vida é uma incoerência, afirmam outros tantos filósofos.
Para muitos a morte torna a vida sem sentido. Isso seria verdade se fôssemos apenas mortais, mas o fato é que não apenas morremos, haveremos de acordar para uma nova dimensão e é exatamente isso que deve fazer-nos refletir com carinho sobre a vida.

O QUE SE ESPERA DA VIDA? Apenas o nome entalhado ou escrito numa lápide, ou registrado numa árvore genealógica?
No dizer do apóstolo Paulo “morrer era ganho e viver era lucro”.
Em síntese o que a maioria dos filósofos afirmam é mais ou menos isso: “A RAZÃO HUMANA NÃO PODE COMPREENDER QUE SENTIDO DE VIDA É ESSE QUE TERMINA EM DEUS!”
Há um fundo de verdade nessa afirmação, pois o sentido da vida não se descobre pela razão humana apenas, ela é muito frágil para penetrar nesses meandros, onde somente através da revelação dada pelo Espírito de Deus se pode chegar – 1Co.2.14.

O SENTIDO DA VIDA
Estudo americano desvenda o sentido da vida
O sentido da vida, que durante séculos pensadores, filósofos e, em geral, os seres humanos buscaram, foi finalmente desvendado: "A vida é para ser desfrutada", conclui um estudo acadêmico.
A revista britânica Journal of Humanistic Psychology publica esta semana um relatório de um grupo de psicólogos, dirigidos por Richard Kinnier, da Universidade do Arizona (EUA), que se dedicou a analisar as palavras de 200 pensadores, do escritor Oscar Wilde ao imperador Napoleão. A conclusão do estudo é que "é preciso desfrutar a vida enquanto for possível".
Pelo menos isso era o que pensavam 17% dos analisados, entre eles, personalidades tão diferentes como o ex-presidente norte-americano Thomas Jefferson e a cantora Janis Joplin, que morreu aos 27 anos de overdose, mas não sem antes cantar "aproveite enquanto puder".
No extremo oposto, entretanto, figuram personalidades mais pessimistas, como Sigmund Freud, criador da psicanálise, e os escritores Frank Kafka, Jean-Paul Sartre e Joseph Conrad, parte de um grupo que representa 11% dos estudados. Para todos eles, como ficou claro em seus escritos, a vida simplesmente não tem sentido.
Por sua vez, outros pensadores, como o filósofo francês Jean-Jacques Rousseau e o físico Albert Einstein, autor da teoria da relatividade, achavam que o sentido da vida é "amar, ajudar e prestar serviços aos demais".
Esta foi a segunda opção de resposta que mais apareceu nas análises feitas e é também a escolhida pelo líder pacifista indiano Mahatma Gandhi, que afirmava: "Encontro meu consolo e minha felicidade me colocando a serviço de todas as vidas".
Para outro grupo de pensadores, a vida é simplesmente um mistério, como estava convencido Napoleão e também está o físico britânico Stephen Hawking, famoso por seu livro Uma breve história do tempo.
Finalmente, um menor número de estudados opinou que a vida é, simplesmente, "uma piada", entre estes, estão o cantor Bob Dylan e o escritor Oscar Wilde
Porque o homem procura o sentido da vida? Na verdade o homem procura o sentido da vida para poder entender a morte, pois tem medo dela.
O que esse medo faz? Não sabe, porém,que esse medo inconsciente prova que seu anelo é viver eternamente.
Qual a realidade desconhecida por muitos? A realidade desconhecida por muitos é essa, antes de encontrar o sentido da vida, o homem precisa ter um encontro com o Autor e Doador da vida,pois a Bíblia afirma categoricamente: “Porque nele vivemos, e nos movemos e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: pois somos também sua geração” (At.17.28).
O que ou quem é a vida? A vida não é uma filosofia, muito menos um romance. A vida é Jesus (Jo.14.6;1Jo.1.1,2 e Jo.17.3.

Analisando o pensamento bíblico, vejamos o que é a vida?
“Nossa vida e valor provém do Espírito de Deus. Muitos se vangloriam de suas conquistas e habilidades como se fossem donos de suas próprias forças; outros se sentem desvalorizados por não possuírem muitas habilidades.Na verdade, nosso valor não provém de nossas realizações, mas do Deus que criou o universo e escolheu presentear-nos com o misterioso e miraculoso dom da vida” (Bíblia de Aplicação Pessoal).

O QUE É A VIDA?

DEFINIÇÃO FISIOLÓGICA – Um ser vivo é alguém capaz de realizar algumas funções básicas: comer, metabolizar, excretar, respirar, mover, crescer, reproduzir e reagir a estímulos externos.
DEFINIÇÃO METABÓLICA – Entre os biólogos um ser vivo é como um objeto finito, que troca matéria continuamente com as vizinhanças, mas sem alterar suas propriedades gerais.
DEFINIÇÃO BIOQUÍMICA – Seres vivos são seres que contém informação hereditária reproduzível codificada em moléculas de ácidos nucléicos e que controlam a velocidade de rações de metabolização pelo uso de catalisa com proteínas especiais chamadas enzimas.
DEFINIÇÃO GENÉTICA – Um sistema vivo é um sistema capaz de evolução por seleção natural.
DEFINIÇÃO TERMODINÂMICA – O princípio da termodinâmica diz que, em um sistema fechado, nenhum processo que leve a um aumento da ordem interna do sistema pode ocorrer. Um ser vivo é um sistema aberto, que troca massa e energia com as vizinhanças.

ALGUNS PENSAMENTOS SOBRE A ORIGEM DA VIDA

A origem da vida é o resultado de um evento sobrenatural, isto é, além dos poderes descritivos da química e da física.
A vida surge espontaneamente a partir da matéria não viva em curto período de tempo, hoje e no passado.
A vida é coexistente com a matéria e não tem começo. Chegou à Terra no mesmo tempo da origem do planeta, ou imediatamente depois.
A vida se iniciou na Terra primitiva por uma série de reações químicas progressivas.
O poder da vida está nas mãos de Deus – 1Sm.2.6; At. 17.24-28.

Para Jó a vida era:

a) Como os dias do jornaleiro – Jó 7.1
b) Mais veloz do que a lançadeira do tecelão – Jó 7.6
c) como o vento – Jó 7.7
d) Como a nuvem que se desfaz e passa – Jó 7.9
e) É como a flor que se seca – Jó 14.2a
f) É como a sombra – Jó 14.2b

Para Moisés:

a) Como corrente das águas – Sl.90.5a
b) Como um sono – Sl.90.5b
c) Como a erva – Sl.90.5c e 6
d) Como um conto ligeiro – Sl.90.9

Em resumo o que se depreende dos textos é que a vida é breve e, já que é breve o que fazer com ela? Vivê-la-emos de qualquer maneira? De modo nenhum! A recomendação bíblica é: “Ensina-nos a contar os nossos dias,de tal maneira que alcancemos corações sábios” (Sl.90.12).
“Perceber que a vida é curta nos ajuda há usar o pouco tempo que temos mais sabiamente e para o bem eterno. Reserve um momento para contar seus dias e perguntar-se: o que desejo que aconteça em minha vida antes de morrer? Que pequeno passo tenho de dar em direção a tal propósito hoje?” (Bíblia de Aplicação Pessoal).
Essa contagem só pode ser feita com os dias que já se passaram e veja o quanto nos pesa fazer essa contagem: “O que é já foi; e o que há de ser também já foi;e Deus pede conta do que passou” (Ec.3.15).
O amanhã é uma incógnita! Se hoje fosse seu último dia o que mais gostaria de fazer na e com a sua vida? Amarias mais? Repartirias mais? Compreenderias mais? Perdoarias mais? Pedirias mais perdão? Abraçarias alguém que a tempo não abraças?
E se soubesses que viverias mais dez, 20, 30 ou mais anos, quais seriam seus projetos para o futuro?

a) Espiritual
b) Material
c) Físico
d) Financeiro
e) Profissional

Farias a oração do salmista Davi? “Faze-me conhecer, Senhor o meu fim, e a mediada dos meus dias, qual é, para que eu sinta quanto sou frágil” (Sl.39.4).
“A vida é curta, não importa quanto tempo venhamos a viver. Se existe algo importante que queremos fazer, não devemos adiar para outro dia. Pelo fato de a vida ser curta, não negligencie o que é verdadeiramente importante” (Bíblia de Aplicação Pessoal).

Planejarias como?

a) Os presunçosos antediluvianos – Gn.11.4. A vida deles era comer, beber, casarem-se e darem-se em casamento.
b) O homem natural – Pv.19.21 (comp. c/ Pv.16.1,9).
c) O rei dado ao luxo – Jr.22.13-19.
d) O rico insensato – Lc.12. 15-21.
e) O construtor imprudente – Mt.7.26,27.
f) O negociante venturoso – Tg.4.13.
Ilustração: O velho carpinteiro que estava para se aposentar.

CONCLUSÃO: Eis um bom projeto de vida:

Perder tudo para ganhar a Cristo – Fp.3.7-14. Você estabeleceria como projeto para sua vida perder tudo? O mancebo de qualidade não aceitou a proposta de Jesus, e você aceita?
Cristo – o alvo supremo – Fp.1.21. Se Cristo é seu alvo supremo, qual o seu projeto de vida para poder vê-Lo um dia?
Cristo – nossa vida – Cl.3.1-4. Se Cristo é de fato sua vida, que projetos tens para herdá-La por toda a eternidade?

Ele é a ressurreição e a vida – Jo.11.25,25.
“...a vida que agora vivo, vivo-a na fé...” Gl.2.20.
Nós só encontramos o verdadeiro sentido da vida em Deus.

QUAL O SENTIDO DA VIDA? A polícia informou ter encontrado o corpo de um rapaz de 16 anos e de seu amigo de 10 anos.
Aparentemente, o primeiro atirou, matando o amigo e, em seguida, suicidou-se. Ele deixou uma carta dizendo que estava cansado da vida.
Dezesseis anos, e cansado da vida. Cansado a ponto de morrer. Que declaração! Infelizmente, não é o único caso. O fato mais triste é que, atualmente, o suicídio é a segunda causa de morte entre os adolescentes americanos. Muitas pessoas qual não conhecem a Deus, lutam para descobrir o significado e o propósito da sua vida. Eclesiastes trata especialmente desse assunto.
A mensagem do livro é bastante direta. O escritor, Salomão, conta-nos que experimentou tudo o que a vida tinha a oferecer: riquezas e prazeres. Mas a sua conclusão foi: “Teme a Deus e guarda seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem” (Ec.12.13). Em outras palavras, no livro de Eclesiastes (que precisa ser totalmente lido, a fim de ser bem compreendido) é dito que Deus é quem dá sentido à vida. Sem Ele não há sentido.
Procure perceber: “SEM DEUS, NÃO EXISTIRÍAMOS”. Sem o Criador não haveria criação.
Qualquer tentativa de encontrar uma finalidade para a vida em outra fonte, que não Deus, será totalmente fracassada. Você NÃO EXISTIRIA se Deus não existisse. Isso parece muito simples? É IMPOSSÍVEL SUBTRAIR Deus da criação. A crença diabólica de que não existe Deus nem um significado para a vida tem levado muitas pessoas, inclusive alguns célebres intelectuais ao desespero, ao alcoolismo e até ao suicídio.
O historiador Will Durant declarou: “A maior questão de nosso tempo não é o consumismo versus o individualismo; não é a Europa versus a América; nem mesmo o Oriente versus o Ocidente; é se o homem pode viver sem Deus”.
Trina Paulus examinou essa questão sob outro ângulo. Com muita criatividade, em seu livro Hope for the Flowers, ele conta a história de uma lagarta chamada Stripe e sua busca pelo significado da vida. Um dia, Stripe viu uma coluna gigante formada por um monte de lagartas, umas sobre as outras. Todas as lagartas tentavam subir, para chegar ao topo. Então, Stripe começou escalar também, até que conseguiu chegar próximo ao topo da coluna. Daí, outra lagarta disse que se quisessem ir mais além teriam de livrar-se de outras lagartas que estavam acima. A coluna começou a oscilar; Stripe viu as semelhantes caírem e ouviu o grito delas. Depois SILÊNCIO. A frustração tomou conta de Stripe quando percebeu que esse era o caminho para cima. Então ouviu uma que estava la no alto sussurrar: “Não há nada aqui”. Outra respondeu: “Fique quieta, sua tola. As que estão mais abaixo da coluna vão ouví-la. Estamos exatamente onde elas querem chegar. E isso é tudo o que existe aqui”. Stripe ficou gelada, afinal o topo não era tão alto assim! E só parecia bom para quem olhava lá de baixo. Aí, ouviu-se outro sussurro: “Olhe lá adiante, uma outra coluna! E lá também! Em toda parte!” Irritada e frustrada, Stripe começou a gemer: “A minha era apenas uma coluna entre milhares. Milhões de lagartas estão subindo para chegar a lugar nenhum! Alguma coisa está errada, mas...o que existe lá?”
Essa história ilustra uma busca desenfreada por sentido para a vida, que, sem deus, parece frustrante. Mas as Boas Novas nos asseguram que existe um verdadeiro sentido para a vida. Não precisamos correr atrás de ilusões, em uma versão um pouco mais sofisticada da história de Stripe. (Transcrito da Bíblia do Estudante Aplicação Pessoal)

Conclusão
“Posso resumir tudo o que aprendi sobre a vida em duas palavras: ela termina”. (Robert Frost)
Deus existe. Ele o criou, conhece você pelo nome, ama-o e deseja que você também o conheça profundamente. Deus tem um propósito e um significado para sua vida, atente para o conselho do autor de Eclesiastes, e busque um encontro pessoal e eterno com Deus por intermédio de Cristo!

Esboço elaborado em. Coral Springs – USA - Janeiro de 2005, Pastor
Natanael Santos.

4 comentários:

Renan Silva disse...

Deus derrame seu amor sobre você!
Sem o amor de Deus não somos nada!

Vende tudo o que você possui!

Esmolar dinheiro para quê, Se Deus te sustenta? Crianças passando fome, morrendo por vícios e doenças, e você preocupado em pedir mais dinheiro? Para quê casa de luxo, carro de luxo? Enquanto seu irmão morre de fome? Pregar a prosperidade para uma pessoa só? Se todo o dinheiro arrecadado fosse para evangelizar em favela não existiria mais o trafico de drogas!
Ame a seu irmão... De que adianta pregar a prosperidade, ser rico, pedir mais e mais dinheiro para uma obra morta, para uma obra que não agrada a Jesus?
Evangelizar é trazer a palavra de Deus para as pessoas que não a conhecem!
Que palavra de Deus você leva para alguém? Jesus nos ensina que devemos largar tudo e seguir Ele... Se Ele viesse pela primeira vez hoje, você largaria tudo?
Quem sustenta o profeta é Deus e não o povo! Diz-me um profeta que esmolou riquezas?
Elias, Deus milagrosamente o alimentou... Jonas ficou três dias dentro de um animal marinho, Ezequiel 4:12-15 teve que comer pão assado no esterco humano ( Bovino )... Jesus pregava de cidade em cidade... O maior bem de um profeta esta no céu... Não viemos para seguir as leis dos homens. Não devemos cair na corrupção, não devemos vender a palavra de Deus! Não devemos esmolar riquezas, pois quem nos veste é Deus! Seria melhor você nunca ter tocado nos dízimos de ninguém, pois não há ninguém na terra digno de receber as ofertas para Deus! Seria melhor você pregar que o dizimo era para ser dado aos necessitados ! Se todo o dizimista do Brasil ajudasse algum necessitado... Garanto-te que muita coisa nos pais iria mudar!
Que Deus toque no seu coração, e te acorde... E que Deus te fale que o tempo esta próximo, o tempo que riquezas, dinheiro, igreja prospera de bens não leva ninguém a nada !E sim, chegou o tempo de vender tudo o que temos e dar aos pobres, chegou o tempo de pregar de boca em boca...
Chegou o tempo de andar de chinelos e não de ternos! O profeta tem que sofrer o que o povo sofre, se não ele não é um profeta digno! De que adianta colocar uma pessoa rica para pregar a palavra de Deus! Se a palavra de Deus é para os humildes! Seria uma contradição! É tempo de ser humilde, é tempo de levar a palavra de Deus a serio! Chegou o tempo de parar de brincar de ser profeta e ser profeta de verdade! Ser um martire do povo!
Lembre de " Amós 6 " leia com mais atenção o versiculo 6 e 7 !!!
A palavra de Deus não é para ser vendida! Lembre-se também de "Mateus 21:12"
" Mateus10:9" " Mateus 6:19" " Mateus6:24,25" " Mateus 7:15-20" " 2 Samuel 2:22"
Que Jesus volte logo... E que o seu espírito mostre a verdadeira verdade...

Eduardo e Adriana disse...

Ola,adoramos o seu blog...
Acabamos de criar o nosso blog para levar a palavra de Deus a todos, e tentar demostrar o quanto Deus nos ama... Visite o nosso blog:
www.bastaterfe.blogspot.com
Deus te abençoe...

Natalino disse...

Olá Pr. Natanael, receba a minha indicação pelo seu blog!

O que é?:

Este é o "Prêmio Dardos" que dá a cada blogueiro o reconhecimento de seu valor, esforço, ajuda transmissão de conhecimento, todos os dias.

Regras:
1. Você terá que aceitar o award e colocar em seu blog, juntamente com o nome da pessoa que lhe deu o prêmio e o link do seu blog.

Q Deus te abençoe ricamente!!!

Pegue Aqui: http://blogdonatalino.blogspot.com/2009/10/selo-premio-dardos.html

samouelquesada disse...

Mohegan Sun Pocono - Mapyro
Mohegan Sun Pocono is located in Plains Township, 울산광역 출장샵 Pennsylvania. 아산 출장샵 The casino has 1700 slots and 80 table games. There are no retail outlets or direct 강원도 출장안마 phone  Rating: 서울특별 출장샵 4 · ‎7 안산 출장마사지 reviews